Skip to content

Divulgação Científica, Nerdcast e algo mais

19/ago/2012

O nerdcast foi ao ar! Depois de dois dias vendo a recepção posso fazer alguns comentários sobre isso.

Eu fiz muito tempo divulgação cientifica. Moderei e postei ativamente na comunidade física do Orkut. Mas descobri nessa gravação como é dificil explicar algo técnico sem um roteiro prévio. No orkut, ou no blog, sempre tinha um longo tempo pra lapidar o post de maneira que ele ficasse claro mas sem desrespeitar os detalhes técnicos.

No caso do nerdcast não tinhamos essa chance. Como não existe um roteiro prévio, o rumo da conversa não é pré definido. O resultado final depende de onde a conversa vai. E sem um preparo prévio, me vi abrindo mão de detalhes ‘importantes’ para explicar a física. Agora respeito mais os caras que dão entrevistas. É foda.

 

Mas outro detalhe que é foda é que, apesar dos comentários terem sido fortemente positivo (para minha surpresa), tem algumas pessoas que falaram que não entenderam nada. Toda vez que eu vi isso fiquei pensando onde poderíamos mudar o discurso para fazer a pessoa entender algo. Mas não consigo. Acho que não ter um ponto compreensivel é um pouco demais. Acho que houveram momentos claros pra qualquer pessoa entender.

 

Confirmam isso? Ou estou louco?

From → Uncategorized

3 Comentários
  1. Jefferson permalink

    Caio, aqui é o Jeff, seu colega dos tempos de Band. Um dos poucos caras que fazia área de Humanas mas era interessado por astrofísica e outras loucuras. Lembra de mim? Pois é, ainda estou nessa !

    O assunto do Podcast me interessava, e interessou mais ainda após a surpresa que tive ao perceber que você era um dos participantes. E olha, posso te dizer com segurança que você não só foi claro, como foi muito convidativo, querendo apresentar o assunto, sem tempo para vaidades. Não é fácil encontrar divulgadores tão completos.

    Talvez algumas pessoas não consigam entender pois o tema é mesmo “de outro mundo”, mas nada que uma rápida pesquisa complementar não ajude – até a revista Veja já falou sobre o assunto.

    O NerdCast tem sua linha editorial: é dinâmico, descontraído.. eu gosto. Não é uma entrevista pro Jornal Nacional. E eu diria que foi até mais esclarecedor do que uma entrevista convencional, pois quando o físico precisa demonstrar seriedade às vezes ele não pode lançar mão de certas simplificações/exemplos que são fundamentais para explicar alguns conceitos, mesmo que bem preliminares, como os abordados no nerdcast. Existe um cuidado com a precisão/correção.

    Vejo que continua o mesmo cara da época do Colégio: genial, simples e obcecado pelas dúvidas primordiais. Aliás, tenho algumas dúvidas que quero te perguntar, me escreva !

    • Caio permalink

      Graaaaaaande Jeff,

      blza cara? Claro que lembro de você. Tá fazendo o que da vida atualmente?

      Em relação ao tema: Que bom que você gostou. Foi um grande desafio conseguir explicar esse tema, e eu realmente fiquei receoso de não conseguir passar os conceitos de maneira clara.

      Se você der uma olhada, fizemos também o Nerdcast 331 (viagem no tempo), que foi bem menos profundo o tema, e que foi melhor recebido pelos ouvintes.

      E claro, qualquer pergunta extra que tenha, só me informar!

      Abs!

  2. Jefferson permalink

    Na realidade o 331 foi o que eu ouvi, sei que tem um outro, mas ainda não encontrei o número.
    Eu segui a área de humanas, mesmo, mas ao longo do tempo me aproximei mais das ciências que eu tinha interesse. Vou te dar mais detalhes… e também fazer as perguntas.
    Responda no meu e-mail, por favor, pois não tenho o seu.

Deixe um comentário

